A Nissan anunciou nesse mês que está lançando uma função chamada Rear Door Alert (RDA) ou Alerta da Porta Traseira, em português.

 A tecnologia detecta se uma porta traseira foi aberta antes do motor do carro ser ligado. Se ela não estiver sido reaberta depois que o carro foi estacionado e desligado, o sistema emite uma série de alertas visuais e sonoros, como se o alarme estivesse disparado.
A medida de segurança foi criada para evitar que os motoristas esqueçam crianças e objetos dentro do carro. Por conta das altíssimas temperaturas registradas nos Estados Unidos, aproximadamente 35 crianças morrem anualmente de insolação, depois de terem sido trancadas dentro de um veículo.
A tecnologia está em tramitação no senado americano como um projeto de lei e se aprovado, será obrigatório que as montadoras incluam a função de alarme do assento traseiro de todos os veículos.
Para os usuários que não tenham filhos ou não costumam carregar seres vivos no veículo, o RDA poderá ser configurado para emitir somente alertas mais pontuais ou ser desligado completamente no painel.
A montadora GM também oferece uma tecnologia similar, chamada “Lembrete do Assento Traseiro, com alerta visual semelhante ao aviso para colocar o cinto de segurança.
O Alerta da Porta Traseira da Nissan estreará na Pathfinder 2018 quando o veículo for lançado para venda em setembro. Espera-se que essa tecnologia seja implantada em outros modelos nos próximos anos.
Fonte: Road Show by CNET

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *